A igreja no barco

Fragmentos sobre João 21…
.
.
Cenário: Jesus tinha ressuscitado. Já tinha aparecido duas vezes para os discípulos. Os Discípulos ainda estavam dispersos, meio que “perdidos”, sem entender direito o que iria acontecer. Então na parte relatada em João 21, os discípulos voltam para a praia, para perto do barco e Pedro propõe pra que voltassem a pescar.

1) quem estava reunido, eram discípulos e os denominados apóstolos. Alguns, que posteriormente seriam os cabeças da igreja de Jesus no início de atos. Então, entende-se que quem estava no barco era a igreja de Cristo.

2) Pedro ainda não tinha se acertado com Jesus. Ele tinha o negado por três vezes. Ele ainda carregava um peso sobre si, peso de ter traído aquele a quem ele ama, que seguiu por 3 anos, aquele que por Ele abandonou sua vida após ser chamado pelo mestre. Outros discípulos, também estavam distantes, pois não estavam presente na crucificação de Jesus. Não o acompanharam em sua hora mais difícil.

3) Alguns comentários sobre este texto dizem que ao voltar a pescar os discípulos voltaram a viver, ou a fazer o que faziam antes de ter encontrado Jesus na vida deles. Para complemento, vejo que estavam sem direção e não podiam parar suas vidas, talvez estivessem com fome e gostassem de pescar. Então continuaram a viver e a praticar as coisas de sua vida sem saber o que Jesus queria deles.

4) no verso 4 -> E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. JESUS VEIO ATÉ SUA IGREJA. Jesus veio até eles enquanto indivíduo e como igreja. Jesus veio até eles, mesmo Pedro tendo o negado e outros discípulos o abandonarem na hora mais difícil de crucificação. Jesus não os abandonou, não os deixou sozinhos e perdidos. Porque ele nos ama, porque as palavras que estavam sobre a vida de Pedro ( sobre ti estabelecerei a minha igreja ) não tinham sido perdidas. A unção que recebemos de Deus não nos é tirada, nem aquilo que Ele disse que receberemos por meio Dele.

5) Quando Jesus perguntou se estavam com fome, Ele dá uma direção pra poderem adquirir o próprio alimento. E, em comparação com a multiplicação dos pães, quando os discípulos dizem que o povo estava com fome e Jesus pede que os discípulos alimentem.
PERGUNTA: Porque Jesus não alimentou os discípulos quando estavam com fome e perdidos ? mas ao invés disso deu direção para eles pescarem os peixes para se alimentarem ?
RESPOSTA: entendo que porque aqueles que conhecem Jesus ouvem a Deus, ouvem Jesus, e podem participar desse processo maravilhoso de encontrar o alimento, viver o milagre e ser um cooperador. Os discípulos podem viver as ações de Deus por meio de suas vidas. Mas aqueles que não conhecem Jesus, assim como na multiplicação dos pães, precisam dos discípulos para levar o pão que Jesus vai multiplicar para alimentar a todos.
Os discípulos alimentam a si mesmos com a direção de Jesus e alimentam o povo com o que tem pois o que tem é multiplicado para suprir a todos.

6) Depois disso, Pedro é o cenário da vez !
No verso 7: Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. Quando Pedro se dá conta que é Jesus que está na praia, que deu a direção, vivenciando aquele momento milagroso, relembrando tudo que viveu, e ainda debaixo de um peso, de ter negado Jesus… IMPULSIVAMENTE… ele pula na água e não espera o barco chegar na margem.. ele vai na frente… ele não espera… não se acomoda… ele quer ver e falar com Jesus… Essa sede, impulsividade de Pedro, também se reflete quando as mulheres vão avisar que Jesus ressuscitou e 2 discípulos saem correndo, mas Pedro já chega no tumulo e, sem pensar, entra direto… ELE QUER VER, ELE NÃO SE CONTÉM… PEDRO TEM UMA SEDE, UMA BUSCA, IMPULSIVA POR JESUS… mto especial dele.

8) E depois voltam pra margem. E pra mostrar que Deus não dependia que eles pescassem para que alimentassem, mas de fato, Jesus queria que eles participassem desse processo, já tem sobre a brasa um peixe. Já havia sobre as brasas um peixe pronto.

9) Depois disso Jesus conversa com Pedro e o restaura, questionando sobre o amor que Pedro tem por Ele… resposta de Pedro: “Senhor, tu sabes todas as coisas… “

Dica de música: Sobre as Águas, Nivea Soares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s