Promessas apaixonadas

Eu prometo

A IDÉIA de que “estar apaixonado” é a única razão para se continuar casado realmente não deixa espaço para o casamento ser visto como um contrato ou uma promessa. Se o amor é tudo que há, então a promessa não terá mais nada a acrescentar; e se ela não acrescenta nada, então nem deveria ser feita.

O mais curioso é que o próprio casal que se ama, enquanto está realmente apaixonado, sabe disso melhor do que os que ficam falando de amor. Chesterton dizia que quem está apaixonado tem uma propensão natural a se envolver em promessas. Todas as canções de amor por todo o mundo são cheias de juras de fidelidade eterna. A lei cristã não impõe nada à paixão amorosa que seja estranho à própria natureza dessa paixão; só o que exige é que os amantes levem a sério algo que a paixão os leva a fazer.

E é claro, a promessa que fiz quando estava apaixonado, e porque estava apaixonado, de ser sincero com o outro enquanto eu viver, faz com que eu seja sincero mesmo que eu não esteja mais apaixonado. Uma promessa deve referir-se a coisas que eu possa fazer, a tomadas de ação; ninguém pode prometer ter o mesmo sentimento por toda a vida. Da mesma forma como também não se pode prometer não ter dor de cabeça ou sempre sentir fome.

de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples) apud do Devocionário de bolso, “Um ano com C.S. Lewis”, pg 240)
.
.
.
.
.
POST RELACIONADO A ESTE:
Santas Intenções

Anúncios

Uma resposta para “Promessas apaixonadas

  1. Gostei muito do seu texto.
    É impressionante como realmente fazemos infinitas promessas quando estamos apaixonados e nem nos damos conta disso. Mas acho que isso faz parte do relacionamento. É como se fosse um complemento. Um relacionamento sem juras quase eternas, praticamente não é um relacionamento que se preze!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s