Não saia da Mesa – Ceia de Jesus

Em lucas 22:1-23, Jesus reúne seus discípulos em torno de uma mesa, um momento que por Ele mesmo foi muito esperado.

ceia

Jesus escolheu um momento único para os Judeus. Era um tempo de festa para comemorar a libertação do povo de Deus da opressão do egito – mais conhecido como Pascoa. A pascoa, ou o Pessah ou Pessach, foi a libertação evidenciada com o símbolo de Deus, com seu poder tirando o povo do Egito, abrindo o mar para eles passarem e saírem do Egito.

Em exodo 12, Deus orienta o povo por intermédio de Moisés, a separar um cordeiro por família, se fosse muito grande, deveriam chamar os vizinhos também, era algo pra se fazer com pessoas próximas. Então matariam, comeriam e marcariam as portas com o sangue do cordeiro. Durante a noite, as portas marcadas com o sangue do cordeiro não seriam atacadas por um anjo que viria cumprir a punição de Deus aos egipcios.

sangue na portaEsta mesma analogia, Jesus utiliza, dando a entender que a CEIA que ele estava instituindo, também era algo familiar, para pessoas próximas, que se conhecem e se relacionam. Os discípulos já estavam, pelo menos, a 2 anos juntos. Passaram tempos de acusação, quase apedrejamento de Jesus, e grandes amostras do amor de Jesus e do seu poder. Então Jesus os leva para uma mesa, pessoas que se conhecem para dizê-los que além de festejarem, comemorarem, e se alegrarem pela pascoa judaíca, a partir de agora se lembrariam sempre do sangue e do corpo de Jesus que seria entregue por causa dos pecados da humanidade.

E não sei se você já pensou nisto, mas a Pascoa deveria ser uma festa muito alegre. Eles deveriam comemorar com muita alegria a libertação de Deus ao seu povo e a mostra COM GRANDE PODER de como Deus cuida do seu povo que O adora e O ama.

Quem estava na mesa com Jesus eram os discípulos, pessoas que ele já conhecia de perto e, digo mais, Jesus confiava neles. Era a esperança de Deus para o plano de divulgar ao mundo o amor de Deus, revelado em Jesus. E deu certo!!! Aleluia… eu ouvi dessa verdade, também pude ler sobre la na Biblia… o trabalho desse grupo chegou até nós. Acredito que outros poderiam estar ali, pessoalmente, quando leio o chamado do Jovem rico – “dê suas riquezas aos pobres e me siga… ” acredito (uma conjectura) que Jesus o chamou, como chamou Pedro, tão similar quanto foi com outros… e o Jovem rico poderia estar nesse grupo, poderia ser um deles. Acredito que o Jovem rico creu em Jesus, mas não fez parte desse grupo que abalou a partir deles o mundo. POR ISSO, valorize estar Jesus, valorize estar na mesa com Jesus, participar e lembra-se do seu sangue derramado na cruz… ISSO É MARAVILHOSO. E o louve pelo chamado e pela revelação do seu amor a você.

Dentre os 12 discípulos, um deles era Judas. No início da história a Biblia relata que Satanás já havia entrado em seu coração. Judas já havia traído Jesus antes de sentar-se a mesa com Ele. Já havia começado o processo para fazer algo mal, bastava um sinal para ratificar e finalizar tudo. Muitas vezes apelamos a consciência das pessoas sobre tomar ou não a ceia, mas neste caso, é muito mais do que uma tentação, Judas é o exemplo de alguém que já fez, já começou a trair… já articulou contra e começou a exercer a maldade que satanás plantou no coração.

Judas não se parecia com Jesus. Naquele momento, se alguém o visse, não diria que ele era um seguidor de Jesus. Porque Jesus não é um traidor. Satanás, sendo um anjo de luz, com a confiança de Deus nos céus na adoração, quando Lucifer traiu Deus, quis ser maior que Deus, ele foi um traidor… foi desleal. Naquele momento, Judas parecia mais um seguidor de satanás.

amor de Jesus

Mas o que É PRECIOSO nesta mesa, é observar o amor de Jesus. Ele amava os discípulos, ele amava as pessoas mesmo quando erravam… Jesus é muito maior que nosso amor condicional. Ele condenava o pecado amando o pecador e assim o constrangendo pelas suas transgressões. JESUS NÃO PEDIU PRA NINGUÉM SAIR DA MESA… NÃO SAIA DA MESA. Jesus não pediu pra Judas se levantar e sair. No livro de João, vemos Jesus dizendo que um dos discípulos iria traí-lo (Jesus sabia) e ele diria quem é ao entregar o pão e o vinho… Jesus entrega a Judas. EU ENTENDO QUE QUANDO JESUS FAZ ISTO, ELE DZ A JUDAS – “A MINHA CRUZ TAMBÉM É PRA VOCÊ… ” o meu sangue também é para perdoar, inclusive o que você está prestes a fazer…

MAS JUDAS SE LEVANTA E SAI DA MESA.

NÃO FAÇA ISSO… NUNCA SAIA DA MESA EM QUE VOCÊ ESTÁ COM JESUS.

Judas, talvez um dos discípulos mais culto, tanto que ele era responsável por administrar o dinheiro, talvez pensasse que Jesus tinha que agir de forma diferente. Acredito que Judas tinha outro ponto de vista e aos poucos foi ficando descontente com os pensamentos de Jesus. Deixou isto invadir seu coração… ESSE É UM GRANDE MAL.

CUIDADO ! Não deixe sua mente, te enganar, achar que sua visão sobre tudo deve ser exatamente e acontecer como você pensa. CUIDADO! com os pensamentos que você tem que você faria melhor que seus pais, seus líderes, seu chefe no trabalho, seu pastor… CUIDADO, com a raiva, inveja, ódio e sentimentos que tomam seu coração… TUDO ISSO PODE TE LEVAR SAIR DA MESA. PODE TE LEVAR A TRAIR JESUS… PODE TE LEVAR A AGIR COM MALDADE E FAZER O MAL.

NÃO SAIA DA MESA.

Desfrute do amor de Jesus e sempre seja o primeiro a levantar a bandeira do amor de Cristo, de tudo que for bom, correto, que fizer bem as pessoas… seja sempre o primeiro a levantar a mão e dizer – “Não, vamos fazer o que é certo”.

Nos versos 28 – 30 (Lucas 22), Jesus disse que há um prêmio para aqueles que permanecem com ele, na mesa, sofrem com Ele pelas causas do evangelho… a promessa dEle é que, vocês que permanecem terão direito a também se assentar na mesa que havera no Reino dos céus… E que banquete!!! Que dia maravilhoso… que festa. Imagine… Você tendo seu lugar lá ?

Que a gente se encontre nesta mesa com Jesus.

Obrigado Jesus pelo seu amor, e por ter morrido na cruz para que os meus pecados fossem perdoados.

Imagino que quando chegar diante do Grande Juiz e ele me perguntar: Thiago, o que você fez que te dá direito a entrar no meu Reino? Que eu responda prontamente… NADA! Nada que eu fiz que justifique… pelo contrário, era indigno… MAS JESUS MORREU NA CRUZ PARA QUE OS MEUS PECADOS FOSSEM PERDOADOS… JESUS DISSE QUE MEU NOME SERIA ESCRITO NO LIVRO DA VIDA. VIVI TODA MINHA VIDA ESPERANDO POR ISSO…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s