O início de um novo ano

Ola pessoal,

Assim como nos últimos anos, pedi a Deus uma palavra para começar o ano de 2014 e poder orar com base nestes entendimentos. Assim, abaixo segue baseado em 4 livros da Biblia, o que tenho orado e buscado neste ano. Que Deus te abençõe e que você possa ter insights e entendimentos dados por Deus sobre o que deve colocar como meta para sua vida neste ano.

1) No livro de Num 13 – Eu quero pôr a mão na “massa” e dar passos de fé
mão na massa

E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. (Números 13:25-30)

Sempre temos uma escolha. Podemos olhar para um ano como este de 2014, e como a maioria, ver mais problemas do que oportunidades de novos momentos bons. Na história lida 10 pessoas, relataram os seus medos, dúvidas, receios… relataram que haviam gigantes, povos que deveriam ser combatidos para se chegar na terra que Deus lhes dera. Mas no v1 e v2 vemos, claramento Deus dizendo a Moisés para enviá-los para uma terra que Deus lhes daria…

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel”

Será que realmente era para o povo não ir para aquela terra ? Nâo…
Ouvi do Pr René Kivitz, que este povo, podia estar tão acostumados a viver com os milagres de Deus, vivendo no deserto, e tendo pouco esforço para receber estes milagres de pão, alimentação, água, o cuidado com roupa, protegendo do sol, a noite… e de tão acostumado e acomodado o povo não queria ir para uma terra que de tão boa… se teria que plantar, regar, cuidar de tudo para dar mais frutos e para viver. Eles queriam facilidades, uma vida com Deus fácil.
MAS DEUS QUERIA QUE ELES FOSSEM PARA A TERRA QUE MANAM LEITE E MEL… TERRA DE GRANDES FRUTOS E MUITO BONS FRUTOS.

Somente 2 homens estavam dispostos a correr risco de vida, de morrer… para viver a vontade de Deus.
os 10 viram os frutos e como a terra era do jeito que Deus disse, mas tiveram medo do povo de lá, estava acomodados, com preguiça… vivendo a base de milagres parados… sem esforço deles… pra que trocar o certo pelo duvidoso… preferiram uma caminhada sem fé… para viver de acordo com o que os olhos viam.

1A) Neste Ano de 2014 quero dispor meu coração para não aceitar a acomodação e pôr a mão na massa. Para isso terei que propor novas ações, novas atitudes a mim mesmo… vou ter que criar coisas novas para chegar em um novo lugar.

Se ficar esperando corro risco de não agindo pela fé, não entrar em lugares que Deus quer me enviar.
1B) Por isso Eu quero pôr a mão na “massa” e dar passos de fé
.

2) No livro de Jeremias 2:13 e 18 – Eu quero saciar meus anseios nas águas de Deus
aguas vivas
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. Agora, por que você vai ao Egito para beber água do Nilo? E por que vai à Assíria para beber água do Eufrates? (Jeremias 2:13;18)

É possível alguém esquecer o sabor de algo muito bom que um dia comeu, mas já faz muito tempo que não come ???
Sim, é possível. Mas ela pode não buscar nunca mais comer esta comida, porque se esqueceu o quanto é bom o sabor dela…

Talvez isso também aconteça em relação a Deus… quando ficamos tanto tempo sem querê-Lo, quando ficamos tanto tempo sem buscá-Lo, quando até nos esquecemos como é tão bomm estar perto de Deus, falar com Ele em orações, buscar com lágrimas e em arrependimentos… Quando nos distanciamos é tudo tão frio, e tão racional.. .que mesmo tentando lembrar não é tão atraente.

No texto acima, Deus está inconformado como seu povo pode procurar saciar-se em outras águas que não as dEle. Como o povo pode tentar criar uma outra fonte ou ir em outros povos, buscar água para saciar sua sede.

Essa água para nós são tantas busca de nossa alma, que tentamos saciá-la, acalmá-la, tranquilizá-la de tantas outras formas.. no dia a dia, com passatempos, pequenos estímulos em filmes de comédia, ou romântico, ou em alimentos… atividades esportivas e aventuras… tudo isso é bom e podemos fazer. Mas se sempre recorrermos isso para saciar a sede de nossa alma, sempre acordaremos no dia seguinte com sede de novo…

Em Deus, e somente nEle, saciamos nossa sede e de nós ainda jorra sua água para outros também se saciarem em Deus. 2a) Quero buscar em Deus saciar as sedes da minha alma e adorar Deus…. engrandecer o nome de Jesus… dizer de várias formas que eu O amo.

2b) Crie em 2014 novas metas para se aproximar de Deus.
Talvez pelo menos uma vez por mês você terá que para em Jejum e Oração para buscar Jesus. E como é bom buscá-Lo de todo o nosso coração. Se afaste do mal e da forma de mal… Das fragilidades do seu coração em relação ao pecado… Se fortaleça em Deus e creia… que Ele quer que você transborde de suas águas.

3) Salmo 16 – É Deus que garante o nosso futuro, nos protege e nos aconselha a cada dia.
Durante o ano, passamos por provações de fé, de momentos que nos questionam se realmente acreditamos que poderemos viver muitos dos anseios do coração de Deus para nós e de sonhos que tivemos. Nestes momentos, temos que responder e a melhor forma que é lutando e afirmando com fé… para isso, o salmista nos ensina sua oração, para que a cada dia tumultuado que coloque em cheque o dia seguinte, 3a) você repita em ALTA VOZ E COM CONFIANÇA E FÉ… “É Deus que garante meu futuro” (Verso 5b).

E quando tiver que tomar decisões, estiver pensando em o que deve ser feito ou em possibilidades para você e sua família, leve a sério que “Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!” (Salmos 16:7) E com base nos conselhos desse grande Deus, vamos seguir. Peça direção e faça segundo entendeu de Deus.

E quando se sentir ameaçado, confrontado ou com medo… afirme de verdade e de coração: 4) “Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio” (Salmos 16:1), e Deus será seu protetor e não deixará que o mal encoste em Ti… Ele cuidará para que você viva dos seus bons planos. Nâo se vingue e não tema homens, desde que de verdade creia neste Deus Pai, em Jesus e no Espírito Santo sempre presente.

Se estivermos buscando a Deus em tudo, priorizando Ele, sabendo agir, dar passos de fé para ver Deus fazer sua parte… sim, mesmo antes de ter alguns sonhos realizados, alguns anseios saciados, mesmo antes de viver algumas benção de Deus… 5) inevitavelmente “meu coração se alegra e no íntimo exulto;…” (Salmos 16:9)

Alegre-se em Deus. Sempre… uma frase que li no face um colega meu, dizia que “Deus é bom o tempo todo, mas as vezes Ele exagera… “. Sim, e pensar nisto que é verdade me alegra muitoo… mesmo antes de qualquer acontecimento bom para minha vida. A bondade de Deus e o Seu amor por mim já me alegra.

Salmo 16
Nas mãos de Deus está o meu futuro, Ele garante…
E confio na proteção de Deus…

6) No livro de Efésio 2 e 3
Ousadia para Amar de Verdade e mergulhar neste amor de Cristo.

Como é bom quando uma pessoa encontra Jesus e pode sentir Jesus perdoá-Lo, regenerá-lo e lhe dar uma nova vida… tudo que esta pessoa pensava anteriormente, já não faz sentido. E acredito que isto porque o amor de Deus excede todo entendimento humano…
amar o próximo

E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.(Efésios 3:19)

6a) Baseado neste amor, quero criar alvos e novas atitudes neste ano. Como foi bom pra mim ter encontrado Cristo… como Ele me amou… e como ainda anseio receber mais desse amor. Conhecer mais esse amor.

Mas se “… (estando) mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2:1-5)

Se Jesus me amou tanto assim… E se fez isto por meio de outros… e hoje posso conhecê-Lo. Também quero ser canal pra levar desse amor. Para transmitir e afirmar sem titubear e nem duvidar… JESUS TE AMA. 6b) Quero procurar em novas ações, inclusive planejadas, reencontrar amigos que sei que ainda não O conhecem somente para dizer… Que Jesus o ama muitoo… e convidá-lo para conhecer.

6c) Sei que não será fácil. Sei e com temor, que há alvos altos… Mas entendendo que são nobres e agradam a Deus. E, por isso, tenho orado por um ano diferente, por um ano novo… Falo pra Deus que sei que não será fácil, mas quero mudar, peço ajuda dEle para isso… eu creio que terei um ano diferente… e muito.

Estava conversando no fim de 2013 com algumas colegas e entendemos juntos que precisamos ser mais ousados.
6d) Termos atitudes de fé, com ousadia, para mostrar desse amor de Deus. fizemos um breve compromisso que essa seria uma de nossas metas para 2014 – ousadia para amar de verdade as pessoas.

Por que continuar, para que pôr a mão na “massa” e buscar o lugar que Deus nos deu, mesmo que com lutas para conquistá-Lo.

7) Por que não desistir ? Por causa de Jesus.
amor de Jesus

7a) Porque Jesus um dia me amou e não desistiu de mim. Porque se Ele não desistiu e fui perdoado, achado por Ele, curado… porque não posso ajudar alguém que já desistiu de si a encontrar tão grande amor de Deus ?

O amor de Jesus é o motivo e o combustível para viver o ano de 2014.
Em Cristo
Na graça e poder de Deus

Que Deus te ajude a viver este ano bem pertinho de Jesus.
grande abraço

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s